Queda de cabelos difusa

O que significa?

Queda difusa de cabelos no couro cabeludo ocorre quando os cabelos estão caindo de vários pontos da cabeça.

Frequentemente ocorre a queda difusa de cabelos, chamada Eflúvio Telógeno Agudo. Esta denominação é devido à queda de fios em sua fase telógena do ciclo de crescimento capilar. Esta fase é considerada o período de “repouso” dos cabelos, quando os fios já estão prontos para cair.

Como saber se a quantidade de cabelos que caem é normal?

É importante entender que a quantidade de cabelos que cai em um dia, em pessoas sadias, geralmente é de 60 a 70 fios de cabelos, podendo chegar a 100 fios por dia. Quando essa quantidade ultrapassa 100 a 150 cabelos por dia e isso ocorre repentinamente, num período menor do que 6 meses, estamos provavelmente frente a um caso de Eflúvio Telógeno Agudo. Este diagnóstico é considerado se constatado que os cabelos que caem estão na fase telógena. Portanto, este tipo de alopecia é notado quando a perda de cabelos ocorre repentinamente, de forma “aguda”, sem a pessoa ter percebido perda de tantos cabelos antes.

Quais as causas de queda de cabelos difusa?

Descobrir a causa deste tipo de queda de cabelos pode ser um grande desafio.

E, ainda, pode haver mais de uma causa!

O problema causador deste tipo de perda de fios da cabeça provavelmente ocorreu 3 meses antes de você ficar apavorado com tantos fios de cabelos caídos no chão do banheiro, pia, travesseiro, em suas roupas e ombro. É necessário exercitar a memória para tentar lembrar o que aconteceu 3 meses antes de começarem a cair os cabelos.  Às vezes mais de um problema aconteceu neste período e haverá mais de uma causa para essa queda.

Um motivo comum é a maior quantidade de cabelos que caem geralmente após o parto.

Outro exemplo seria quando uma pessoa emagrece muito devido a uma dieta, doença ou aumento dos exercícios aeróbicos, podendo haver queda difusa de cabelos 3 meses após essa perda de peso.

Eflúvio Telógeno Agudo também pode ocorrer depois de 12 semanas da realização de uma cirurgia (stress cirúrgico) ou do surgimento de um problema emocional importante (stress emocional).

Alguns medicamentos como determinados tipos de anticoagulantes e antidepressivos também podem causar queda difusa de cabelos.

Doenças da tireóide, anemia, dengue e lúpus eritematoso são exemplos de doenças que podem provocar esse tipo de perda de cabelos evidente.

Pode ocorrer queda de cabelos nas pessoas com a doença pelo Coronavírus (COVID-19)? 

No momento desta pandemia causada pelo novo Coronavírus, a COVID-19, é importante lembrar que as pessoas que sofreram os quadros mais graves da doença poderão também notar queda de cabelos difusa após 3 meses da manifestação desta patologia.

Com tratar queda de cabelos difusa?

Se a causa de Eflúvio Telógeno foi  identificada e pode ser afastada ou resolvida, geralmente a queda de fios melhorará entre 3 a 6 meses. Exemplos: o tratamento e a melhora dos quadros de anemia ou de doença da tireóide; e a substituição de um medicamento que está causando a queda de cabelos por outro que não causa queda de cabelos.

A queda de cabelos que ocorreu após um parto ou uma cirurgia (sem intercorrências posteriores) provavelmente melhorará em 3 meses, podendo se estender a 6 meses. 

Mas, se o evento causador não foi identificado ou se foi identificado mas não pode ser  eliminado, a perda de cabelos pode continuar e se tornar crônica.

É importante entender um pouco sobre este assunto e procurar atendimento médico, quando necessário, para descobrir a causa deste tipo de alopecia. Quando o agente causador desse problema passa a ser conhecido, talvez possa ser eliminado ou reduzido resultando na melhora da queda de cabelos.

Compartilhar