Alopecia de tração

Alopecia de tração é um tipo de perda de cabelos causada por tensão contínua e prolongada dos fios durante o uso de rolinhos ou penteados apertados (coques de bailarina, trancinhas, apliques, etc).

Essa tensão durante semanas, meses ou anos gera ruptura da haste folicular dos pelos terminais, associada à inflamação (vermelhidão e escamas) ao redor do cabelo.

Como ocorre a doença

A alopecia de tração tem padrão bifásico:

• Fase inicial: alopecia não cicatricial;
• Fase tardia: alopecia cicatricial e perda definitiva dos cabelos.

Localização

O local de acometimento no couro cabeludo depende do tipo de penteado, mas geralmente ocorre na região marginal (borda) dos cabelos.

Na maioria dos casos forma-se uma “franja” na borda dos cabelos: cabelos finos e curtos preservados na borda de implantação dos cabelos.

Quem sofre com a alopecia de tração?

Muitas vezes a tração dos cabelos começa na infância, com o hábito de prender os cabelos para fazer “maria-chiquinha”, trancinhas, chuquinhas e rabo de cavalo.

Em outros casos, os penteados são relacionados à religião, tradição ou tipo de trabalho (como uma bailarina, por exemplo).

É importante saber que os alisamentos e outros procedimentos estéticos nos cabelos, principalmente quando estes são crespos ou quebradiços, podem aumentar a área de alopecia.

Diagnóstico

Para auxiliar no diagnóstico dessa patologia, além da história de tração persistente dos cabelos e dos sinais apresentados, podem ser utilizadas as seguintes técnicas:

• Teste de tração (pull test);
• Tricoscopia (dermatoscopia do couro cabeludo);
• Biópsia do couro cabeludo.

Diagnóstico diferencial

Esse tipo de alopecia deve ser diferenciado de outros tipos como:

• Alopecia areata;
• Alopecia frontal fibrosante;
• Alopecia androgenética;
• Tricotilomania;
• Líquen plano pilar

O médico dermatologista deve ficar atento, pois pode haver mais de um tipo de alopecia no mesmo paciente. Um exemplo é a concomitância de alopecia de tração e alopecia frontal fibrosante.

Tratamento

A conduta mais importante quando surge alopecia de tração é evitar os penteados apertados. Se a causa não for evitada, não haverá melhora. Se a alopecia estiver em sua fase inicial e o ato de tracionar os cabelos for suspenso, pode haver melhora completa.

Em caso de inflamação evidente no local de alopecia, pode ser necessário o uso de medicamentos antiinflamatórios tópicos.

Medicamentos usados para aumentar a espessura dos cabelos são também utilizados.

Como comentado acima, alisamentos e qualquer outro procedimento estético que danifique o fio de cabelo e/ou agrida o couro cabeludo devem ser evitados.

Infelizmente, após um tempo maior de tração de cabelos esse tipo de alopecia pode se tornar cicatricial, ou seja, pode ocorrer perda definitiva de fios de cabelos. Nesses casos pode ser tentado o transplante capilar, caso haja uma área doadora suficiente.