Eflúvio Telógeno (queda de cabelos)

O que é eflúvio telógeno

Eflúvio telógeno é um tipo de queda de cabelos onde a quantidade de fios que caem é diferente e acima da quantidade que caía anteriormente. O tipo de fio que cai é o fio em sua fase telógena, por isso o nome desse tipo de alopécia: eflúvio telógeno.
É a causa mais comum de queda de cabelos e ocorre devido a alterações diferentes nas fases do ciclo de crescimento do cabelo.

Como ocorre a doença

O paciente passa a ter uma queda de cabelos aguda, vendo muitos fios no chão, em seus ombros, pia e pente. O momento de lavar a cabeça é mais angustiante pois visualiza muito mais essa queda de fios.

Alguns pacientes sentem dolorimento no couro cabeludo.

Localização

O local principal acometido é o couro cabeludo, mas em alguns casos de eflúvio telógeno mais intenso, pode haver perda de pelos das sobrancelhas, cílios, barba e membros.

O local da cabeça que chama mais a atenção das mulheres é a rarefação de cabelos na borda temporal do couro cabeludo, isto é, nas “entradinhas”.

Quem sofre com eflúvio telógeno agudo

Uma pessoa com eflúvio telógeno agudo provavelmente teve algum fator/evento predisponente para essa queda de cabelos mais ou menos três meses antes.

Esses fatores predisponentes (causas) podem ser cirurgias, febre, doenças, emagrecimento rápido, stress emocional, uso de alguns medicamentos.

Em casos de pessoas apresentando COVID 19, o eflúvio telógeno agudo pode ocorrer mais precocemente, a partir de 3-4 semanas do início dos sintomas desta virose. A intensidade de eflúvio, nesses casos, dependerá da gravidade dos sintomas e sinais dessa doença (febre, emagrecimento), do stress emocional e até dos medicamentos utilizados em seu tratamento.

Diagnóstico

Para auxiliar no diagnóstico de eflúvio telógeno e na descoberta de sua causa, podem ajudar no diagnóstico:

• Anamnese detalhada realizada por um Médico Dermatologista com Qualificação em Tricologia;
• Exame clínico dermatológico;
• Teste de tração (pull test);
• Teste do cartão;
• Tricoscopia (dermatoscopia do couro cabeludo);
• Métodos de contagem de fios (contagem diária, modified wash test, etc).

Diagnóstico diferencial

Esse tipo de alopécia deve ser diferenciado de outros tipos como:

• Alopécia areata difusa;
• Alopécia androgenética;
• Eflúvio anágeno;
• Síndrome dos anágenos frouxos.

O médico dermatologista deve ficar atento, pois pode haver mais de um tipo de alopécia no mesmo paciente. Um exemplo é a concomitância de eflúvio telógeno agudo e alopécia androgenética.

Tratamento

A conduta mais importante quando surge eflúvio telógeno agudo é consultar um Médico Dermatologista com Qualificação na área de Tricologia para avaliação.

Após a avaliação e diagnóstico de eflúvio telógeno agudo, é necessário pesquisar a causa ou causas deste tipo anormal de queda de cabelos.

Através de uma anamnese/interrogatório bem detalhado pode ser possível detectar a causa desse problema, na maioria das vezes.

Caso seja necessário, podem ser solicitados alguns exames para continuar essa pesquisa.

Se for possível afastar ou eliminar o agente causador da queda de cabelos, por exemplo, tratar doença de tireóide ou substituir um medicamento causador de queda de cabelos por outro sem esse efeito colateral, o eflúvio telógeno melhorará.

Portanto a melhora da queda de cabelos depende, geralmente, da possibilidade de eliminar o seu agente causador. O eflúvio telógeno, na maioria dos casos, se resolve quando a causa é removida.

Polivitamínicos podem auxiliar no fortalecimento de novos fios.