Queda de Cabelos

Associados à beleza e à saúde, os cabelos são a extensão do corpo e podem, ainda, expressar aspectos da saúde e da personalidade de uma pessoa. Nos consultórios de dermatologia, a queda de cabelos é uma queixa frequente dos pacientes, que buscam orientações médicas e científicas para sanar o problema. É um assunto complexo e cheio de particularidades para se compreender, uma vez que cada paciente tem suas singularidades.

Quais as causas da queda de cabelos?

Existem várias causas que podem desencadear a queda dos cabelos e o tratamento está diretamente ligado a elas.

De acordo com estudos da Tricologia (área da dermatologia que estuda o couro cabeludo, os cabelos, seus problemas e como tratá-los), o cuidado necessário com uma queda de cabelo anormal dependerá da origem desse problema. Por exemplo: se houve um processo de alguma doença que provocou a queda de cabelos, o tratamento daquela doença provavelmente resultará na melhora do quadro.

Diagnóstico da queda de cabelos (eflúvio)

O primeiro aspecto a se considerar é se há realmente queda de cabelos, ou se os fios estão apenas afinando, ou quebrando, ou ainda se tudo isso está acontecendo ao mesmo tempo. Caso seja diagnosticado que o problema apresentado é realmente queda de cabelos, torna-se necessário destacar alguns tópicos:

1- Quantificar a queda de cabelos para avaliar se a quantidade de fios perdidos é anormal.

Isto pode ser realizado por meio de contagem diária de cabelos ou técnicas de quantificação realizadas em consultório médico dermatológico.

Estes aspectos são importantes para avaliar a dimensão do quadro, inclusive se ele está dentro da normalidade (perda de aproximadamente 60 fios por dia, podendo chegar a 100). Pacientes que apresentam queda anormal de cabelos podem notar perda de 100 a 200 fios por dia.

Procure um dermatologista

2- Verificar a data do início do problema

Isso ocorre há poucos meses? Ou há vários anos? A informação sobre a duração da queda dos cabelos é muito importante na pesquisa das suas causas, que podem ser várias:

• Uso de determinados medicamentos;
• Suspensão de alguns medicamentos;
• Doenças (hipotireoidismo, deficiência de ferro, etc);
• Dietas de emagrecimento;
• Evento pós parto;
• Cirurgias;
• Outros.

Na maioria das vezes, pode-se descobrir a(s) causa(s) da queda de cabelos de um paciente com uma consulta detalhada, tentando lembrar de algum problema ou evento que ocorreu 3 meses antes do quadro se iniciar. Se necessário, alguns exames laboratoriais podem ser solicitados ao paciente.

Portanto, se uma pessoa notar perda anormal dos seus cabelos, pode procurar um dermatologista para verificar se é uma queda normal ou não, decorrente de alguma doença, do uso de alguma medicação ou outras situações tais como dietas de emagrecimentos, entre outras.

É importante consultar um médico para obter o diagnóstico e possibilitar o tratamento desse tipo de transtorno.