Queda de cabelos: como saber se a quantidade de fios que estão caindo é normal?

Quando surge a queda de cabelos, muitas pessoas se sentem inseguras, ficam chateadas, nervosas, ansiosas e, muitas vezes, não sabem qual tipo de profissional procurar.

Para diminuir a ansiedade provocada por este problema, é interessante saber que a maioria dos casos de queda de cabelos melhora após a descoberta e afastamento do seu problema causador.

E, com a finalidade de resolver essa situação, é importante fazer uma consulta com um médico dermatologista com qualificação na área de Tricologia.

O que é a Tricologia?

Tricologia é a área da dermatologia que estuda os folículos pilosos (cabelos e pêlos) e suas alterações e doenças.

Para entender bem sobre este assunto, precisamos saber que uma quantidade de cabelos de mais ou menos 50 a 70 fios pode cair naturalmente a cada dia. Essa quantidade é considerada NORMAL.

Se você tem dúvida ou acha que a quantidade de fios que caem é mais intensa, enquanto aguarda o dia da sua consulta, tente ajudar o profissional fazendo uma quantificação dessa perda. Para isso, leia a seguir algumas técnicas que vou ensinar.

Quantificando a queda de cabelos

1. Coleta caseira

Se você nota que a quantidade de fios que caem está aumentando no seu dia a dia, pode observar e contá-los, com paciência.

Pela manhã, durante 7 dias seguidos, recolha e conte os fios que caem espontaneamente no seu travesseiro, na pia, nos seus ombros e pente. Anote tudo e leve essa informação para o seu dermatologista qualificado em TRICOLOGIA MÉDICA.

Você pode, também, coletar os cabelos e colocá-los em sacolinhas de plástico transparente: 1 coleta de fios por dia, como explicado acima. Serão, ao todo, 7 sacolinhas. Anote, também, os dias em que lavou os cabelos durante essa semana de coleta.

Essa tarefa, caseira simples, pode realmente exigir paciência, porém, ajuda muito nas informações durante a sua consulta de Tricologia.

2. Modified wash test

Outra forma de fazer a quantificação dos cabelos que caem diariamente é um método chamado modified wash test. Nele, você precisa ficar sem lavar os cabelos durante 5 dias. No sexto dia, lave seus cabelos no tanque.

Antes de lavá-los, cubra o tanque com um pano (de tecido semelhante ao pano de fralda) de cor branca se seus cabelos forem escuros, ou de cor escura se seus fios forem louros ou brancos.

Lave e enxague seus cabelos normalmente com xampu e condicionador e, logo após, recolha o pano juntamente com os fios que se soltaram durante a lavagem.

Colete os cabelos e coloque-os numa sacolinha de plástico ou papel alumínio. Leve-a para a sua consulta e explique como fez a coleta para o dermatologista. Se tiver paciência, separe seus cabelos coletados de acordo com seu comprimento em 3 grupos (3 sacolinhas):

• Menores do que 3 cm de comprimento;
• maiores do que 5 cm de comprimento;
• Cabelos entre 3 e 5 cm de comprimento.

Enfim…

Esses tipos de coleta de cabelos que caíram espontaneamente fornecerão uma estimativa da queda diária real dos fios. Essas informações, por sua vez, são valiosas para a avaliação de queda de cabelos feita pelo profissional.

E ah! Não se esqueça de evitar de lavar os seus cabelos no dia anterior ao dia da sua consulta, e no dia desta também. Afinal, se lavá-los, os fios que estão na fase telógena do ciclo capilar se soltarão e não estarão presentes no couro cabeludo durante a avaliação dermatológica.

Dulcilea Ferraz também escreve para o Portal Convite à Saúde. Leia seus artigos e acompanhe-os em suas redes sociais (Facebook e Instagram).

Compartilhar

2 thoughts on “Queda de cabelos: como saber se a quantidade de fios que estão caindo é normal?

  1. Pingback: Calvície e queda de cabelos: como saber se ficarei careca? – Dra. Dulcilea Ferraz

  2. Pingback: QUEDA DE CABELOS DIFUSA QUE DURA MAIS DE 6 MESES… – Dra. Dulcilea Ferraz

Comentários não permitidos.