Queda de cabelos difusa que dura mais de 6 meses…

E quando ocorre queda de cabelos difusa por mais de 6 meses? Terei calvície?

São questões frequentes e que angustiam muitas pessoas.

Quando a queda de cabelos é difusa e acima de 100 fios de cabelos, está durando mais de 6 meses e os cabelos que caem são fios na fase telógena, a sua denominação é Eflúvio Telógeno Crônico.Muitas pessoas tem esse tipo de queixa de perda de cabelos de longa duração, achando que ficarão carecas.

Alguns pacientes queixam-se de dor, ardor, queimação ou coceira no couro cabeludo.

Outros queixam-se de diminuição do volume dos cabelos e do rabo de cavalo juntamente com a queixa de queda de cabelos, bem como do pavor de terem calvície.

É importante marcar uma consulta médica com um dermatologista para avaliação. A anamnese realizada é de extrema importância para tentar chegar ao diagnóstico das alopecias. Informações a respeito da duração da queda de cabelos, de eventos do tipo doenças, cirurgias, emagrecimento, dietas, uso de hormônios, alimentação e tratamentos realizados ao longo dos últimos meses e anos (de acordo com a duração da queda de cabelos) serão consideráveis.

É interessante a quantificação dos cabelos que caem por dia. Você pode aprender a fazer isso em casa lendo este texto aqui. Essa informação também é relevante para o seu diagnóstico.

O exame físico do corpo e do couro cabeludo por um profissional com qualificação na área de Tricologia são importantes para o diagnóstico. Fotos clínicas e Dermatoscopia do couro cabeludo (Tricoscopia) com registros de fotos auxiliarão no diagnóstico e no acompanhamento. A biópsia do couro cabeludo pode ser necessária às vezes.

Muitos pacientes percebem queda de cabelos, mas não percebem que os seus fios afinaram. Se os seus cabelos afinaram bastante é necessário avaliar se existe a possibilidade de ter um quadro de calvície (ou alopecia androgenética). Caso tenha esse problema capilar, após iniciado o tratamento a queda de cabelos provavelmente melhorará.

Se houver deficiência nutricional  e ou anemia, estas devem avaliadas e tratadas.

Em caso de doenças da tireóide a avaliação e tratamento destas podem ser realizados por um endocrinologista.

Portanto, o tratamento do Eflúvio Telógeno Crônico dependerá da etiologia (causa) deste. 

Compartilhar