E quando surgem falhas nas sobrancelhas? O que fazer?

Perder os cabelos das sobrancelhas assusta e incomoda as mulheres e os homens. Inicialmente é preciso entender que, mais do que a estética, as sobrancelhas/supercílios tem a função de proteger a visão do suor que pode escorrer para os olhos.

Outro ponto interessante, é que, assim como os fios de cabelos da cabeça, os fios das sobrancelhas também possuem um ciclo de vida e caem naturalmente. Como os cabelos das sobrancelhas estão em menor quantidade, isto se torna mais perceptível.

A perda de cabelos das sobrancelhas, em geral, incomoda mais as mulheres, principalmente as mais jovens, visto que elas não “esperam” por isso tão cedo. Após a menopausa, as mulheres acham que é comum surgirem falhas nas sobrancelhas e talvez não se assustem tanto, mas também se sentem incomodadas e desejam resolver o problema.

É importante saber que o surgimento dessas falhas, em qualquer idade, deve ser avaliado por um médico dermatologista.

Quais as causas da perda de pelos nas sobrancelhas?

A retirada excessiva de pelos (pinçamento) e os traumatismos frequentes com o uso de lápis para realçar as sobrancelhas são causas comuns de perdas pequenas de pelos nessas áreas

No entanto, a perda de pelos das sobrancelhas pode ter como origem uma doença localizada naquela área da face ou até mesmo uma doença em outras áreas do corpo, como:

• Doenças como a sífilis, hanseníase e doenças da tireóide;
• Doenças inflamatórias como dermatite seborréica e dermatite atópica;
• Alguns tipos de alopecias como a alopecia areata, tricotilomania, alopecia mucinosa e mesmo o eflúvio telógeno;
• Um tipo de alopecia que está se tornando mais frequente nos últimos anos: a alopecia frontal fibrosante.

O que é a alopecia frontal fibrosante?

A literatura científica alerta que, atualmente, têm surgido vários casos de alopecia frontal fibrosante, uma doença que, muitas vezes, apresenta como seu primeiro sinal a perda de pelos nas sobrancelhas.

O paciente apresenta falha de cabelos, em faixa, na borda de implantação de cabelos do couro cabeludo, geralmente na região superior da testa. Ocorre principalmente em mulheres após a menopausa, mas há vários casos descritos em homens e mulheres mais jovens.

Pode ser evidente o contraste entre a falta de pigmentação da área de perda de cabelos e a hiperpigmentação pelo dano solar da pele da face. A perda bilateral dos cabelos das sobrancelhas é um achado comum e pode ocorrer antes ou após a queda capilar.

É muito importante a realização do diagnóstico e tratamento precoces, visto que pode ocasionar perda definitiva de cabelos no couro cabeludo e de pelos na face, sobrancelhas, cílios, braços e pernas.

O objetivo do tratamento é evitar o progresso da doença. Relatos da literatura científica apontam que o seu tratamento, portanto, ainda é um desafio, sendo utilizados vários medicamentos de acordo com o grau de inflamação e atividade da doença.

Então, o que fazer se surgirem falhas nas sobrancelhas?

É importante uma avaliação com o médico dermatologista. Se for diagnosticada alguma doença o tratamento será sugerido. Após a realização do tratamento ou, se for afastada a possibilidade de doença, é possível tentar corrigir esteticamente esse problema de forma segura, com profissionais qualificados.

Para ler mais textos como esse e ficar ainda mais por dentro do universo da Saúde & Beleza, acompanhe meu blog. É só clicar aqui.